top of page

SOBRE

QUEM SOMOS?

Clínica LAB NEURO Laboratório de Neuropsicologia configura-se como um projeto permanente iniciando suas atividades em novembro de 2018. Possibilitando que os atendimentos sejam pioneiros na Região Norte do Estado do Rio Grande do Sul. Os transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de várias diferentes condições psiquiátricas, que têm em comum o fato de terem início no período do desenvolvimento. Os transtornos tipicamente se manifestam cedo no desenvolvimento, em geral antes de a criança ingressar na escola, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Os déficits de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência. Pensando na realidade contextual passou a ser frequente a ocorrência de mais de um transtorno do neurodesenvolvimento; por exemplo, indivíduos com transtorno do espectro autista frequentemente apresentam deficiência intelectual deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual), e muitas crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) apresentam também um transtorno específico da aprendizagem.

Missão

Ser um referencial em saúde e ensino, prestando assistência de excelência, gerando conhecimento, formando e agregando pessoas de alta qualificação. 

Visão

Transformar a realidade com inovação em treinamentos, formação e saúde. 

Valores 

 - Respeito à pessoa 

Reconhecer o direito de cada um de tomar decisões e agir em um ambiente de acolhida, valorização, confiança e respeito às individualidades. 

- Competência técnica 

Promover o aprimoramento permanente da excelência, agilidade e efetividade dos serviços prestados pela instituição. 

- Trabalho em equipe 

Estimular e proporcionar condições para a atuação integrada, coesa e colaborativa entre os membros de um mesmo grupo e entre os integrantes de diferentes equipes. 

- Comprometimento institucional 

Promover e estimular a responsabilidade dos colaboradores com os resultados institucionais, sustentada pelo orgulho de integrar e ajudar a construir permanentemente uma instituição de excelência. 

- Responsabilidade social 

Comprometer-se com a saúde integral das pessoas e com a sustentabilidade econômica e ambiental, contribuindo para a qualidade de vida, a cidadania e o desenvolvimento.

Serviços

Possuímos uma metodologia exclusiva focada na inteligência emocional, na neurociência e na Neuropsicologia que permite resultados rápidos e duradouros. Os atendimentos são lúdicos e dinâmicos focados na investigação, diagnóstico e intervenção. 

Nas áreas de formação e treinamentos, buscamos apresentar técnicas que dinamizem e auxiliando diretamente no potencial de desenvolvimento e crescimento profissional e pessoal.

O transtorno bipolar do humor.

  • Foto do escritor: Sandra Chies
    Sandra Chies
  • 6 de nov. de 2016
  • 3 min de leitura

Psicóloga Sandra Chies

É um distúrbio mental em que a pessoa alterna entre períodos de depressão e períodos de elevado ânimo.

O ânimo é significativo e é conhecido como mania ou hipomania, dependendo da gravidade ou se estão ou não presentes sintomas de psicose.

Durante o período de mania a pessoa comporta-se ou sente-se anormalmente energética, contente ou irritável.


Sinais e Sintomas

O transtorno bipolar é caracterizado por mudanças extremas e intensas de humor que ocorrem em tempos distintos, chamados de episódios de humor. Esses episódios geralmente duram pelo menos quatro dias ou vários meses. Entre um episódio e outro podem haver períodos de normalidade. Raramente os episódios de mania e depressão tem a mesma regularidade e intensidade, de modo que é possível ter muitos episódios de euforia e poucos de depressão (bipolar tipo I) ou muitos episódios de depressão e poucos de euforia (bipolar tipo II)


Causa


As causas são tanto genéticas e/ou congênitas quanto psicossociais com 50% dos portadores apresentando pelo menos um familiar afetado, e com filhos de portadores apresentam risco aumentado de desenvolver a doença, quando comparados com a população geral.


Influências genéticas, acredita-se que são responsáveis ​​por 60-80% do risco de desenvolver a doença, indicando uma forte componente hereditário. No geral a hereditariedade do espectro bipolar foi estimada em 71%. Os estudos de gêmeos têm sido limitados por amostras relativamente pequenas, mas indicaram uma contribuição genética substancial, bem como a influência ambiental. A relativamente baixa concordância entre gêmeos dizigóticos criados juntos sugere que efeitos ambientais familiares partilhada são limitadas, embora a capacidade de detectá-los tem sido limitada pelo pequeno tamanho das amostras.


Episódio Maniaco


é caracterizado por pelo menos três dos seguintes sintomas por pelo menos uma semana


Autoestima elevada: Sentimento de grandiosidade e intenso bem estar com si mesmo;

Necessidade de sono diminuída: Sente-se pronto para o trabalho depois de apenas poucas horas de sono;

Verborragia: Falar mais, mais rápido e mais alto que o habitual;

Fuga de ideias: Pensamentos acelerados, incontroláveis, resultando em dificuldade de se expressar claramente e rapidamente esquecendo ideias e assuntos anteriores;

Facilmente distraído: Atenção constantemente desviada para estímulos externos, resultando em muitos trabalhos concomitantes e incompletos;

Inquietude: Gerando aumento no número de atividades feitas no trabalho ou escola;

Impulsividade: Falta de autocontrole, impaciência e ansiedade;

Comportamentos de risco: Correr mais riscos que o usual, por exemplo, dirigir perigosamente, consumir álcool em excesso, usar drogas ilícitas, não usar preservativo, gastar as economias...


Episódio Hipomaníaco

Se existem pelo menos três sintomas de mania mas


A mudança de humor e funcionamento deve ser diferente da característica e suficiente para ser perceptível por outras pessoas;

Não é suficientemente grave para causar dificuldade considerável no trabalho, na escola ou em atividades sociais ou relacionamentos;

Não requer hospitalização nem provoca perda de contato com a realidade;

Os sintomas não são causados por drogas, toxinas ou outra condição médica.


Episódio Depressivo


A fase depressiva do bipolar é caracterizada por 5 ou mais sintomas por duas semanas ou mais, incluindo estado deprimido ou anedonia.


Estado deprimido: sentir-se deprimido a maior parte do tempo ou triste;


Anedonia: interesse diminuído ou perda de prazer para realizar as atividades de rotina;


Sensação de inutilidade;


Culpa excessiva;


Dificuldade de concentração: habilidade frequentemente diminuída para pensar e concentrar-se;


Fadiga: cansaço excessivo, falta de energia;


Distúrbios do sono: insônia ou hipersônia praticamente diárias;


Distúrbio psicomotor: Agitação ou lentidão cognitiva e motora;


Distúrbio alimentar: Perda ou ganho significativo de peso, na ausência de regime alimentar;


Ideação suicida: Ideias recorrentes de morte ou suicídio.


Ou 3 a 4 sintomas por pelo menos dois anos consecutivos, no caso de distimia. Para diagnóstico de bipolar essa fase não pode ter sido causada por luto, drogas ou outra doenças.


 
 
 

Comentários


NEUROPSICÓLOGA
241478963_4074199236022706_7967946264708055383_n.jpg

NEUROPSICOLOGA 

DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO

MESTRADO EM PSICOLOGIA 

Psicóloga e Psicopedagoga 

CRP 07/2616-2

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nossa Comunidade 

Mamães

Papais

Professores

Publico Geral

© 2023 por Blog Consultório de Psicologia Infantil criado com Wix.com

RUA CORONEL CHICUTTA 175 CENTRO PASSO FUNDO RS

RUA DO COMÉRCIO 733 CENTRO TAPEJARA RS

Tel: 054 99944-5686

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • Google+ Black Round
  • Twitter Black Round
bottom of page