top of page

SOBRE

QUEM SOMOS?

Clínica LAB NEURO Laboratório de Neuropsicologia configura-se como um projeto permanente iniciando suas atividades em novembro de 2018. Possibilitando que os atendimentos sejam pioneiros na Região Norte do Estado do Rio Grande do Sul. Os transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de várias diferentes condições psiquiátricas, que têm em comum o fato de terem início no período do desenvolvimento. Os transtornos tipicamente se manifestam cedo no desenvolvimento, em geral antes de a criança ingressar na escola, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Os déficits de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência. Pensando na realidade contextual passou a ser frequente a ocorrência de mais de um transtorno do neurodesenvolvimento; por exemplo, indivíduos com transtorno do espectro autista frequentemente apresentam deficiência intelectual deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual), e muitas crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) apresentam também um transtorno específico da aprendizagem.

Missão

Ser um referencial em saúde e ensino, prestando assistência de excelência, gerando conhecimento, formando e agregando pessoas de alta qualificação. 

Visão

Transformar a realidade com inovação em treinamentos, formação e saúde. 

Valores 

 - Respeito à pessoa 

Reconhecer o direito de cada um de tomar decisões e agir em um ambiente de acolhida, valorização, confiança e respeito às individualidades. 

- Competência técnica 

Promover o aprimoramento permanente da excelência, agilidade e efetividade dos serviços prestados pela instituição. 

- Trabalho em equipe 

Estimular e proporcionar condições para a atuação integrada, coesa e colaborativa entre os membros de um mesmo grupo e entre os integrantes de diferentes equipes. 

- Comprometimento institucional 

Promover e estimular a responsabilidade dos colaboradores com os resultados institucionais, sustentada pelo orgulho de integrar e ajudar a construir permanentemente uma instituição de excelência. 

- Responsabilidade social 

Comprometer-se com a saúde integral das pessoas e com a sustentabilidade econômica e ambiental, contribuindo para a qualidade de vida, a cidadania e o desenvolvimento.

Serviços

Possuímos uma metodologia exclusiva focada na inteligência emocional, na neurociência e na Neuropsicologia que permite resultados rápidos e duradouros. Os atendimentos são lúdicos e dinâmicos focados na investigação, diagnóstico e intervenção. 

Nas áreas de formação e treinamentos, buscamos apresentar técnicas que dinamizem e auxiliando diretamente no potencial de desenvolvimento e crescimento profissional e pessoal.

Rotular uma Criança é limitar suas Capacidades

  • Foto do escritor: Sandra Chies
    Sandra Chies
  • 3 de nov. de 2016
  • 2 min de leitura

Rotular uma Criança é limitar suas Capacidades

Como esta criança é agitada não sabemos mais como trabalhar com essa situação!

É uma criança que não para nem um minuto sequer, ela só pode ser uma criança hiperativa! Você já ouviu esta frase alguma vez em seu dia? Notamos quantas pessoas têm realizado um diagnóstico antecipado e equivocado de situações semelhantes, dando às crianças a conotação de um problema, sem que este exista.

A grande preocupação e o grande erro cometido com nossas crianças estão relacionados à atribuição de rótulos, doenças ou diagnóstico naquilo que faz parte apenas do desenvolvimento saudável e também de uma nova geração respondendo ao ritmo que presenciam diariamente: com pais, na escola, nas informações e no uso de tecnologias. Hoje as crianças de certa forma conseguem desenvolver varias atividades ao mesmo tempo é a agitação a qual se faz parte do contexto o qual exige essas novas atribuições.

Todo diagnóstico que indica qualquer tipo de doença deve ser feito com técnica e profissionalismo, incluindo não apenas a observação de um único comportamento isolado (por exemplo: agitação e energia para correr e brincar até tarde), mas de todo o contexto daquela pessoa. Um diagnóstico nunca deve ser precoce nem baseado numa desconfiança ou num “achismo”.

Medicar nem sempre é a indicado nem sempre é a saída, pois o nosso foco é perceber que a criança ativa, está sim vivendo uma das fases mais bonitas da vida: ser criança, ser ativo, ser criativo.

Sendo assim se seu filho, seu irmão, sua filha, em seu processo de desenvolvimento, forem diagnosticados com algum tipo de questão, seja ela física mental ou emocional, é importante que o primeiro passe a ser dado seja “não rotular” e sim diagnosticar de forma correta e assertiva. É necessário de certa forma rever nossas condutas na educação e preparo dos filhos observando as habilidades e capacidades onde estão escondidos tesouros os quais projetariam nossos filhos e alunos ao horizonte promissor.

Um exemplo prático quando um aluno vai mal à prova; ele teve um baixo desempenho naquela prova, mas não significa que ele seja um fracasso ou que eternamente será um mau aluno. Nosso desenvolvimento depende de estímulos que são diferentes de pessoa para pessoa; um dos seus filhos pode ter maior habilidade para matemática, já o outro, para geografia, mas, mudando a forma de ensiná-los ou ajudá-los, ambos podem crescer em suas dificuldades e diferenças.

Não permita que coisas simples tomem uma proporção maior do que realmente são ou que antecipem problemas que nem existem. E mesmo que existam que eles não sejam uma barreira, pois a vida oferece muitas chances mesmo diante das maiores adversidades. Não se intimidando em procurar ajuda para seus filhos, um olhar de um profissional de Psicologia poderá mudar a visão existente de fracasso em um olhar de busca permeando o desenvolvimento de forma simples e objetiva.

Sandra Chies

Psicóloga e Psicopedagoga

Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia Clínica e Institucional.


 
 
 

Comentarios


NEUROPSICÓLOGA
241478963_4074199236022706_7967946264708055383_n.jpg

NEUROPSICOLOGA 

DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO

MESTRADO EM PSICOLOGIA 

Psicóloga e Psicopedagoga 

CRP 07/2616-2

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nossa Comunidade 

Mamães

Papais

Professores

Publico Geral

© 2023 por Blog Consultório de Psicologia Infantil criado com Wix.com

RUA CORONEL CHICUTTA 175 CENTRO PASSO FUNDO RS

RUA DO COMÉRCIO 733 CENTRO TAPEJARA RS

Tel: 054 99944-5686

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • Google+ Black Round
  • Twitter Black Round
bottom of page